Pesquisar este blog

sábado, 12 de março de 2011

(NOVIDADE) Beta alanina: vale a pena investir nessa suplementação?

Por Dra. Priscila Dabaghi e Yana Glaser
Uma novidade no mercado dos suplementos é a BETA ALANINA, utilizada para aumentar o rendimento esportivo. Assim como outros suplementos vendidos atualmente, as promessas são várias, mas antes de comprar é melhor se informar sobre o que o estudos falam sobre o produto.
Beta-alanina é um aminoácido produzido naturalmente nas células do músculo. Junto com a histidina, entra na produção da carnosina. É encontrada em alimentos ricos em proteínas como frango, carne bovina, suína e peixes e não deve ser confundida com alanina regular. Antes de descobrir a função da beta alanina é necessário entender como a carnosina trabalha. (* 3,4,6,7)
A carnosina está presente nos músculos e no cérebro, sendo fundamental para o bom funcionamento dos mesmos, principalmente em situações de esforço. O aumento dos níveis de carnosina leva a uma série de melhorias fisiológicas no nível muscular, que permitem prolongar e aumentar o exercício.(* 1,2,6,8)
Um dos fatores que causam a fadiga é a acidose intramuscular e a carnosina pode contribuir para evitar a fadiga já que inibe a ação acidificante do hidrogênio. Outro efeito importante da carnosina é atuar como antioxidante, favorecendo uma recuperação muscular mais rápida e um menor aparecimento de lesões.(* 1,3,8)
Como a carnosina não resiste ao processo digestivo e é facilmente degradada, não chegando ao músculo de forma intacta, a suplementação de beta alanina tem mais importância para contribuir junto com a histidina (já armazenada de forma suficiente em indivíduos saudáveis) no aumento da concentração de carnosina, visto que esta não se altera durante o processo digestivo. (* ,4)
Estudos apontam que a suplementação de beta alanina após 4 semanas, aumentam a concentração de carnosina em até 65%. E os efeitos positivos da beta alanina estudados são: ( *3,5,6,7)
  • Aumento da força e potência muscular
  • Aumento da massa muscular
  • Aumento da resistência aeróbica e anaeróbica
  • Atrasa a fadiga muscular
Apesar dos estudos serem feitos com humanos e terem mostrado um resultado positivo para a suplementação, necessita-se ainda mais estudos para comprovar o real efeito da beta-alanina.
Quanto à segurança, estudos feitos até as 12 semanas de uso continuo de beta-alanina mostraram não ter havido alterações bioquímicas do sangue a nível histológico e de marcadores hormonais, pelo que até 12 semanas sua suplementação é segura. (* 3,5)
A média das dosagens com eficácia utilizadas nos estudos é de 3 à 5 gramas sendo normalmente consumidas 2 horas antes do exercício. Mas antes de consumir, procure uma nutricionista ou um medico para um melhor controle.(* 3,5,6,7)
________________
Fontes utilizadas pelas autoras:
*1 Baguet Audrey, Reyngoudt Harmen , et al Carnosine loading and washout in human skeletal muscles J Appl Physiol. 106: 837-842, 2009. First published January 8, 2009; doi:10.1152/japplphysiol.91357.2008 .8750-7587/09.
*2 Bakardjiev A, Bauer K. Biosynthesis, release, and uptake of carnosine in primary cultures. Biochemistry (Mosc) 65: 779–782, 2000.
*3 Abbie E Smith et al, Effects of β-alanine supplementation and high-intensity interval training on endurance performance and body composition in men; a double-blind trial Journal of the International Society of Sports Nutrition 2009, 6:5
This article is available from: http://www.jissn.com/content/6/1/5

*4 Life Hobart LJ, Seibel I, Yeargans GS, Seidler NW Sci. Anti-crosslinking properties of carnosine: significance of histidine. 2004 Jul 30;75(11):1379-89.
*5 Derave W, Ozdemir MS, Harris R, Pottier A, Reyngoudt H, Koppo K, Wise JA, Achten E. (August 9 2007). ” Beta-alanine supplementation augments muscle carnosine content and attenuates fatigue during repeated isokinetic contraction bouts in trained sprinters”. J Appl Physiol, 103: 1736.
*6 Hoffman J, Ratamess N, Kang J, Mangine G, Faigenbaum A, Stout J. Effect of creatine and beta-alanine supplementation on performance and endocrine responses in strength/power athletes. Int J Sport Nutr Exerc Metab, 2006;16(4):430-44
*7 http://www.betaalanine.info/
_____________
Dra. Priscila Dabaghi
Nutricionista
Mestre em Ciências – Bioquímica
Atuação profissional e docência a nível de graduação e pós graduação na área de Nutrição Esportiva

Yana Glaser – yanaglaser@hotmail.com
Acadêmica do 8º período do Curso de Nutrição
Triatleta há 9 anos.


FONTE:
http://www.mundotri.com.br/2010/11/beta-alanina-vale-a-pena-investir-nessa-suplementacao/

sexta-feira, 11 de março de 2011

(SAIBA MAIS) Whey Protein

O que é?
Whey Protein é uma proteína do extrato do leite, reconhecida pelo seu excelente perfil de aminoácidos, alto teor de cisteína, digestão rápida e interessantes peptídeos (lacto globulinas, imunoglobulinas, lactoferrina, etc).

O que ele faz?
Whey Protein, como outras fontes de proteína, oferece um rico fornecimento de aminoácidos ao organismo. Dados atuais sugerem que o exercício pode aumentar a necessidade de proteínas e que o aumento da ingestão proteínas podem melhorar a resposta à prática de exercícios.
Whey Protein é digerido rapidamente e isso faz com que seja ideal para o consumo pós-treino, desde o rápido aumento de aminoácidos no sangue, pode levar a aumentos de síntese protéica aguda. Além disso, dado que contém uma boa quantidade de cisteína, Whey Protein pode contribuir para a melhoria da defesa antioxidante (através de aumentos de glutationa) no corpo.

De onde ele vem?
Whey Protein corresponde a aproximadamente 20% da proteína no leite. As propriedades benéficas proteína de soro do leite são em parte, resultado de uma composição de aminoácidos e em parte em resultado dos peptídeos ativos. A fim de evitar a desnaturalização (ou destruição) dos péptidos, adequadas técnicas de processamento são necessárias.
O melhor tratamento inclui Whey Protein isolado de troca iônica (a aproximadamente 90% de proteína com apenas 10% os ingredientes adicionais, incluindo lactose e gordura) e micro filtração de fluxo transversal, produzindo cerca de 99% Whey Protein e alto conteúdo de cálcio.
Como faço para usá-lo?
Whey Protein é uma forma conveniente para complementar toda dieta alimentar com mais proteínas e aminoácidos. Normalmente eu sugiro utilizar entre 20 e 40g por dia de Whey Protein. Após o exercício ele é especialmente útil com a sua rápida digestão e absorção fornece o corpo, com um rápido influxo de aminoácidos para melhorar o status de proteínas.
Suplementos protéicos, no entanto, nunca devem ser utilizados como única fonte de proteínas.
Autor: John Berardi, Ph.D.
http://www.johnberardi.com/
Tradução: Nutri Vita Suplementos Alimentares

quinta-feira, 3 de março de 2011

(NOVIDADE) NUTRI DRINK


Nutridrink Protein Embalagem plástica de 200 ml. 

Nutridrink Protein é uma terapia nutricional oral (suplemento), líquido e pronto para beber. Auxilia a manter ou recuperar o peso de pessoas que não se alimentam bem, e que por algum motivo apresentam necessidade proteica aumentada. Nutridrink Protein é completo, contém todas as vitaminas e minerais e oferece adequada quantidade de calorias e proteínas para recuperação de peso e estado nutricional (300 kcal e 20g de proteína por embalagem).
VOCÊ PODE ENCONTRAR O NUTRIDRINK EM NOSSA LOJA FÍSICA OU PELA INTERNET (NUTRIVITASUPLEMENTOS@HOTMAIL.COM) OU GRANDE PORTO ALEGRE PELA TELE ENTREGA (51) 3388 3844